segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto de pesquisa


Projeto de pesquisa

Projeto realizado a partir da visita feita na escola, um projeto para a escola, utizando os recursos que a mesma possui e com o objetivo de beneficia-la.
Nós escolhemos um projeto que incentive os alunos a ler em seu cotidiano, fazer disso um habito, denominamos o projeto de A hora da Leitura, decidimos que seria melhor para possibilitar o envolvimento de todos os alunos que esse fosse realizado no pàtio da instituição, pois esse é um lugar amplo e arejado o que possibilita que os alunos de todas as turmas participem ao mesmo tempo, abrindo espaço até para debates.
A exposição seria realizada a cada quinze dias, durante uma hora para não atrapalhar as aulas curriculares, e disponibilireamos dois momentos para darmos suportes as turmas, em um dia de cada semana.

domingo, 27 de novembro de 2011

No dia 21 de novembro  foi comentado o capítulo 6 caminhos futuros nas relações entre as novas educações e tecnologias.Tivemos como atividade realizar um comentário para  postar no fórum de acordo com as seguintes questões:
1) Como será a escola do futuro?
2)Você é favorável ao uso de jogos em rede em atividades educacionais?
3) Qual a sua sugestão para acabar com a exclusão digital no Brasil? Como e o que fazer?
4) O que é possível fazer para alcançar o ideal de democracia e de cidadania para todos os brasileiros com o uso intensivo das tecnologias em educação?


No dia  14 de novembro fizemos uma  discussão sobre o Projeto que iremos realizar.E no segundo momento fizemos uma visita nos sites : 


Revistas Científicas
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc
http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer

Livros eletronicos
Disponívelem: acesso em 11 nov 2011

Bibliotecas Virtuais
http://www.biblio.com.br/
http://www.estudantes.com.br/bib_virt.asp#

Museus virtuais

No dia 7 de novembro tivemos como atividade fazer uma viagem online a alguns museus virtuais,em seguida fazer um relatório.Os museus sugeridos foram:


Projeto Portinari - http://www.portinari.org.br/
Museu do Luvre - http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp
Museu da música popular brasileira - http://www.museudamusicabrasileira.com.br/
Museu do Cangaço - http://www.serratalhada.net/brasil/mostra.asp?noticia=noticia6.asp
Artes plástica - http://www.pinturabrasileira.com/artistas.asp?cod=76
Museu de História Nacional - http://www.museuhistoriconacional.com.br/



Escolhemos para a realização do nosso relatório o museu projeto Portinari.

Discussão do capítulo quatro

No dia 10 de outubro fizemos uma discussão em sala sobre o quarto capítulo.
De acordo com as seguintes questões:

Qual a principal função da escola?
Quem é o centro do processo educativo: o conhecimento,o aluno ou as tecnologias?
Quais os aspectos relacionados às distâncias que mais repercutem nas atividades educacionais?
Como é possível, com o auxílio das TICs, realizar propostas dinâmicas de aprendizagem?


Comentário


No dia 17 de outubro, semana do congresso acadêmico, tivemos nossa aula suspensa porém isso não impossibilitou de termos aula a distância onde foi solicitada a elaboração de um comentário referente ao capitulo quatro de acordo com as seguintes questões:
1) Como as TICs alteram o cotidiano das aulas.
2) Quais os problemas que você observa na Instituição que você é aluno em relação ao oferecimento pleno de atividades pedagógicas mediadas pelas TICs, em particular o uso do computador? 
3) Quais as novas funções de professores e alunos quando realizam atividades pedagógicas em rede?
Comentário
As TICs alteram o cotidiano da aula no momento que o professor passa a identificar o melhor método de utilizar-la no aprendizado. Fazendo o educando ter um melhor desenvolvimento.
Quanto aos problemas que observamos na instituição que estudamos podemos citar o uso dos computadores, pois o numero não é suficiente para dar suporte aos alunos aqui matriculados, alguns deles estão com defeitos impossibilitando o uso e outros sem internet.
Professores e alunos se beneficiam das TICs para aprimorarem e melhorarem seus conhecimentos, fazer e enviar trabalhos, pesquisas,  trocar informações, tirar dúvidas entre outras. 



Capítulo cinco

Solicitado no dia 17 de outubro.Apresentação em Power Point utilizando mapas conceituais.

domingo, 13 de novembro de 2011

Tecnologias presente na escola
View more presentations from Drielly
Tecnologias presente na escola,foi uma pesquisa de campo realizada para observa o uso e como as TICs estão sendo  utilizadas para melhorar e dinamizar o processo de aprendizado dos alunos.Neste trabalho foi realizado um relatório e a apresentação em power point. 

 

Plano de aula:ciências 2 ano do ensino fundamental

Objetivos gerais:

Fazer com que o aluno reconheça os sentidos e sua importância.

Objetivos específicos:
  •          Fazer com que o aluno saiba diferenciar os cinco sentidos.
  •          Percebe os diferentes sons.
  •          A importância da visão.
  •          Identificar através do tato os diferentes objetos ao seu redor.
  •          Distinguir os cheiros.
  •          Relacionar os sentidos no ambiente escolar.

Conteúdo:
Órgãos do sentido
  •          Olfato
  •          Paladar
  •          Tato
  •          Visão
  •          Audição

Recursos utilizados para alcançar os objetivos:
  •          TV
  •          Marcinha de modelar
  •          Lápis de cor

Técnica de avaliação:
  •              Exercício oral -- Verificar o desempenho na participação individual e coletiva. 

  •              Exercício escrito -- Observar o desenvolvimento individual.

Relatório

O que é um relatório?


O relatório é um documento que apresenta informações; descreve e analisa fatos a serem investigados, com o objetivo de orientar as decisões a serem tomadas, facilitando o gerenciamento de ações. 


Objetivos:

  • Reporta um fato
  • Justificar as decisões assumidas
  • Fornecer as informações essenciais á tomada de decisões

Apresentação ou abertura:
  •         Título
  •        Assunto (resumido)
  •        Objeto da apuração
  •        Período e local da apuração
  •         Local e data em que foi escrito (geralmente mês e ano ou só ano)


Obs. Geralmente, cada órgão adapta os componentes desejados, bem como as normas de apresentação geral (tamanho e tipo de letra, espaço, margens), são variáveis.



Referência
Produção Textual na Educação Escolar/elaboração: Freitas, Olga. -Brasília: Universidade de Brasília, centro de Educação a Distancia, 2005.