terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quarto capítulo-resumo

No dia 26 de setembro foi solicitado para o dia 3 de outubro a leitura e  resumo do quarto capítulo.



Resumo
View more documents from Drielly

Educação serve para fazer mais do que usuário e desenvolvedores de tecnologias




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Terceiro capítulo-apresentação em Powerpoint

             No dia 19 de setembro,foi feito uma aula expositiva referente ao segundo capítulo.No decorrer da aula foi solicitado para o dia 26 a elaboração de uma apresentação em Power Point.  
Tecnologias também servem para fazer educação
  O terceiro capítulo,mostra que as tecnologias são indispensáveis para a educação,fala das tecnologias ultilizadas em atividades de ensino,nas escolas  e que já não são compreendidas como tal.Apresenta novas formas de aprender mediadas pelas TICs.
          

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mapas conceituais e aprendizagem significativa

 A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década  de 70 pelo pesquisador Joseph Novak,com base na teoria de aprendizagem significativa.O pesquisador define mapa conceitual como ferramenta para organizar e representar o conhecimento.
 Os conceitos a parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação,que unem cada um dos conceitos. A teoria que está por trás do mapeamento conceitual é a teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausebel.O Conceito básico da teoria de Ausubel é o aprendizagem significativa.
 A aprendizagem é dita significativa quando uma nova informação (conceito,idéia,preposição) adquire significado para o aprendiz.  














http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

Segundo capítulo mapa-conceitual

 Tecnologias Também servem para informar e comunicar











O segundo capítulo faz a  reflexão sobre as TICs,aborda as novas tecnologias digitais,a nova lógica tecnológica,as novas formas de pensar...
Atividade realizada para o dia 19 de setembro.

Primeiro capítulo-mapa conceitual

No dia  12 de setembro, fizemos a discussão do 1 capítulo do livro,foi solicitado para o dia 19 de setembro, a construção do primeiro mapa conceitual sobre o capítulo: O que são tecnologias e por que elas são essenciais.
















No capítulo 1,a autora procura situar as relações entre os avanços tecnológicos e as alterações  decorrentes  de seus usos nas sociedades em diferentes épocas.  

terça-feira, 4 de outubro de 2011

No dia 12 de setembro nossa segunda aula começamos a descutir sobre o livro Educação e tecnologias-novo ritmo da educação de Kenski Vani.




Capítulos do livro:
1.O que são tecnologias e por que elas são essências
2.Tecnologias também servem para informar e comunicar
3.Tecnologias também servem para fazer educação
4.A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias
5.Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem.
6.Caminhos futuros nas relações entre novas educações e tecnologias

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Educação e tecnologia da informação e comunicação

No dia 29 de agosto foi apresentado a disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação,que tem por objetivo tratar da importância das TICs na educação, desenvolvendo habilidades para a melhor utilização.Conhecemos o ambiente de aprendizagem virtual-AVA também chamado de plataforma MOODLE,foi feito o cadastro e o preenchimento do perfil no ambiente.Disciplina orientada pela professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Como uma forma e nos conhecer melhor a professora solicitou uma redação sobre: O que é tecnologia?

È tudo aquilo que a engenhosidade humana  consegue produzir através de seu alto poder de raciocinio.Vem mudando nossa realidade e nos dando uma melhor qualidade de vida.